Breves…

Sabiam que…

… na minha terrinha, quando não há luz também não há rede no telemóvel?

… os padres ortodoxos devem casar-se antes de se tornarem realmente padres? Se não o fizerem antes, ficam impedidos de casar depois.

… na Roménia, os ortodoxos se reúnem após a morte de um familiar, para comer e beber, ao que chamam “pomana” (caridade) e fazem-no também um ano depois da sua morte (e acho que também 40 dias depois)? É comum a família do/a falecido/a oferecer objectos do falecido aos presentes no funeral.

… aqui existem muitas lojas Non-Stop? Até há pouco tempo só conhecia o magazin mixt (onde podemos encontrar desde bebidas alcoólicas a, por vezes, roupa), depois descobri que também há funerárias Non-Stop. Sugestões para um slogan? “Não deixes que a morte te pare” ou “Cá o esperamos. Noite e dia”.

… a Lays teve aqui uma promoção em que o prémio que vem no pacote de batatas fritas é dinheiro? (Notas, claro, mas só dobradas e com uma fita de papel à volta – isto, sendo o dinheiro uma coisa tão suja. Nas minhas batatas fritas. Um colega meu ganhou 1 leu = 0.24€, mas pode ganhar-se mais).

… me perguntaram porque é que, sendo de Portugal, tenho a pele tão clara? “É que vocês têm lá tanto sol…”

… me perguntaram que língua é que se fala em Portugal? OK, não somos o país mais famoso, mas o melhor veio a seguir: “Falam inglês ou quê…?”

… utilizam a expressão “La multi ani” para tudo e mais alguma coisa? Parabéns = La multi ani; Feliz ano novo = La multi ani; Saúde! = La multi ani (entre outros); Boas Festas = La multi ani; Felicidades = La multi ani. Ok, têm outras expressões, mas assim dificultam-me a tradução! No fundo, significa que nos desejam muitos anos de vida ou algo do género, felicidade e tudo o mais.

… comem tudo com pão – mais do que nós? Mesmo que sejam batatas fritas. (Juro, um dia pedi um pires de batatas fritas e trouxeram-me uma cesta de pão a acompanhar).

… fazem pickles de tudo (“muratura”) e no inverno as saladas deles são esse género de pickles?

… põem batatas fritas e couve crua nos hamburguers? E “muratura”, claro, tudo com quantidades industriais de ketchup e maionese.

… põem ketchup na pizza? (Já cheguei a comer pizza feita com ketchup em vez de molho de tomate. Assim não, pá).

2 thoughts on “Breves…

  1. Regina diz:

    Gostei de saber estas curiosidades

  2. Wagner Leite diz:

    é.. a cultura romena és mui linda, a única a existir de latina no Leste Europeu. Eu, que descendo de um avô imigrante de Transilvania, sei desde guri como és a alma e a vida deste povo tão sui generis

Deixe uma Resposta

